quarta-feira, 26 de outubro de 2011

É tudo tão verdade que parece até mentira.



Tudo soa falso, para quem é sensível demais, porque as pessoas duvidam, então você oscila.
Parece falso sentir tudo tão à flor da pele. E eu, comigo mesma, não sei o que é falso e o que é verdadeiro. Confundo-me.
Deito no divã e, de uma voz trêmula e angustiada, entrecortada por pequenos choros, eu me recomponho, fico séria e sem expressão. Logo estou falando normalmente e sou capaz até de rir e destilar ironias. Tudo isso num intervalo de tempo tão insigificante que é capaz de surpreender a mim mesma.
Sou a típica histérica que eu não toleraria por dez minutos. Tudo em mim parece falso, teatro, e quem quer que veja de fora não teria dúvida disso! Acontece que aqui dentro não é assim que funciona. Acontece que aqui dentro existe um tempo próprio, uma maneira lógica de funcionar, que não condiz com o mundo de fora, o mundo dos sãos, mas que não tira a legitimidade do meu mundo, de tudo o que eu sinto e da maneira como sou.
Não vivo uma vida falsa, mas essa inconcretude dela me faz sentí-la falsa. Às vezes não sei nem se eu vivo... queria poder tocar na vida pra ter certeza. Eu existo? Eu estou aqui, não estou? Ás vezes só sinto tudo passando, como num filme, e a vida vivendo sozinha, por si só. E eu sem saber se estou nela, ou se posso interagir...
Uma angústia de não existência, é como se, mesmo sabendo que eu existo, eu não visse sentido nisso porque eu não me sinto. Eu vejo e sinto as coisas a minha volta, a vida correndo, mas eu não me sinto, eu não sinto nada dentro de mim, eu não sinto o que sou, se sou alguma coisa, se tenho alguma coisa que se pode chamar de... personalidade? Tipo... algo meu, que é só meu, que me define, que me caracteriza, gostos, prazeres, escolhas, opiniões, sei lá... personalidade. O que sinto é uma ausência disso tudo, uma ausência dentro de mim, ausência de mim mesma. Eu me sinto estranha, agindo como se não fosse eu, como se não fosse por mim, como se eu precisasse sempre de um Outro para que eu tenha um Eu. 
Sinto-me assustada com isso.

2 comentários:

  1. Eu me sinto mais ou menos isso tbm, e eu gosto demais de te ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. E eu gosto demais de te ver ali no cantinho da minha tela...
    Você se faz presente quando eu menos espero, e acredite, isso me faz bem demais! =)

    ResponderExcluir