segunda-feira, 10 de outubro de 2011


À noite, na cabeceira da cama, é que a gente acomoda o pensamento...
Ele trava um duelo com o sono, insiste muito, resiste, até o sono o vencer.
Não sou muito de rezar, mas acho que meus pensamentos carregam orações em si, 
pois peço, peço muito, a qualquer força maior, divindade, que seja... 
peço pra que aquiete meu coração, peço pra que não mais me deixe sofrer...
peço pra que eu tenha coragem, sim, coragem, de ser o que sou e seguir com o que sinto.
Tenho minhas bíblias e leio, religiosamente, com a fé cega do cristão mais ortodoxo: Anais Nin, Lispector...
entre outros profetas da literatura que parecem ter dito as minhas palavras antes mesmo que eu pudesse pensá-las.
E fico me perguntando: Como alguém é capaz de fazer alquimia com as palavras? Por onde elas brotam? De onde elas saem e por que são tão vivas? 
E a questão que mais me intriga: Por que elas têm esse poder mágico de me tocar?
Sou um ser absurdamente verbal, adoro falar e gosto mais ainda de ouvir. 
Ouço com tanta devoção, absorvo cada pedacinho do dizer humano, cada sílaba, cada fonema... 
Queria poder ler todos os livros, tomar pra mim tudo de todos os universos que existem. 
Parece algo tão simples: entra pela bolinha preta do olho e transforma tudo lá dentro! 
Queria poder entender todos os idiomas... me encanto com sotaques e sou uma curiosa e apaixonada por línguas! 
Quero mergulhar na língua dos surdos/mudos, tenho ânsia de comunicação, impulsos para me gesticular e perguntar coisas e coisas... Como eles aprendem a ler e escrever, como são seus sonhos...?
Acho que tenho licença poética para citar Lewis Carroll: Words has temper! Sim, palavras têm temperamento, sentimento e uma espécie de vida própria, sobre a qual nós somos inteiramente responsáveis. É preciso tomar cuidado também, às vezes elas machucam...
Uma vez, há muito tempo, eu ouvi o Ziraldo falar na televisão: "A palavra é o ápice da alma." 
E se ele pudesse me ouvir, eu diria duas palavras: "Eu concordo!". Eis o que minha alma sente, o que ela é!
Toda comunicação é uma oração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário