sábado, 19 de dezembro de 2009

"Eu estou condenada a ser livre" Sartre

Por mt tempo desejei ardentemente isso q chamam d liberdade...
Qnts lágrimas caíram ateh q eu a conquistasse... e agora ela está aki, todinha pra mim, e eu m torno pequena, indefeza, frágil, uma criança, diante dela, diante da vida...
A liberdade tá aki, na minha frente, e eu?? Eu simplesmente não sei oq fazer com ela!!
Eu estou acuada, intimidada, com o q ela representa, com td oq a vida tem oferecido...
Pq?? Não encontro respostas q satisfaçam essa dúvida, afinal, eh tudo oq eu sempre quis, não eh? Mas essa liberdade tá m ensinando q ser livre eh estar ainda mais preso, preso a si mesmo, preso aos meus medos, preso ao meu mundo, cujos caminhos são sinuosos, escuros, e a única luz q vejo me cega cruelmente!
E tem mais... que liberdade eh essa q o ser humano pensa ter?? Ilusão? Utopia?? Sim!! Afinal estamos presos a convenções, modelos, regras, padrões d comportamento, d beleza... enfim, uma infinidade d limites para uma liberdade q pensamos ter, limites q dominam o coletivo, e sem querer, e sem saber, estamos obedecendo cegamente, feito cães nojentos q lambem os pés do dono por um mísero resto d osso d qlqr outro animal!!
Oq ganhamos em troca?? Caro amigo, por incrível q pareça ganhamos respeito!! Um respeito que soh eh dado aos melhores, aos perfeitos, àquele q tem visibilidade dentro do seu grupo social, status, e para isso, para ter esse respeito, essa atenção... eh preciso estar dentro dos padrões!! Cruel, injusto... sim, principalmente ao pensar q ngm, ngm msm, vai atingir essa perfeição imposta, tão sonhada, tão arduamente buscada... não pessoas d verdade, como nós, talvez as pessoas d papel (das revistas) consigam, com suas lindas pernas e bundas perfeitas... perfeitas, será?
E pq msm assim continuamos buscando a perfeição e essa consequente atenção prometida a quem for perfeito?? Simplesmente pq a atenção dos outros importa para nós principalmente pq somos afetados por uma incerteza congênita em relação a nosso próprio valor, e como resultado disso, o que os outros pensam de nós vem a ter um papel determinante no modo como conseguimos nos ver!!!
Liberdade... onde afinal vc está?

Um comentário: